sexta-feira, 26 de novembro de 2010

26 de novembro de 2010 é o 330º dia do ano

Enviado por: Anjocaco 
Faltam 35 dias para acabar o ano.
Aniversariante(s) do dia:
Flávia Durán
26 de novembro comemora-se o dia:
Emancipação da cidade de Guarabira - PB
Emancipação da cidade de Solânea - PB
Aconteceu em 26 de novembro de:
764 - A Companhia de Jesus (Jesuítas) é proibida em França.
1801 - Charles Hatchett anuncia a descoberta de um novo elemento químico, o qual deu o nome de Colombium (anos depois redescoberto e que recebeu o nome de Nióbio).
1880 - Fundação da Sociedade Filarmónica Providência em Vila Fresca de Azeitão.
1884 - Após ter liquidado as dívidas com os seus credores, Barão de Mauá recebeu carta de reabilitação de comerciante.
1915 - O Club de Regatas Vasco da Gama e o Lusitânia se fundem e o Vasco passa a contar com um time de futebol.
1917 - Primeira Guerra Mundial: A Segunda Divisão do Corpo Expedicionário Português assume a responsabilidade da sua parte do Sector Português na frente.
1922 - Aberto o túmulo do faraó egípcio Tutancâmon. Howard Carter torna-se a primeira pessoa a entrar na tumba do faraó em 3000 anos.
1930 - Criação do Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil.
1938 - Na Alemanha, Hermann Göring dá a Albert Speer o direito de preferência sobre as construções desocupadas pelas expulsões dos Judeus.
1939 - Segunda Guerra Mundial: Primeiro discurso radiodifundido do primeiro-ministro britânico sobre a guerra. Chamberlain declara que os britânicos conhecem doravante o segredo das minas magnéticas alemãs e denuncia a largada de minas pelos Alemães.
1939 - Guerra de Inverno: Tiros de artilharia são disparados sobre a aldeia de Mainila, junto à fronteira finlandesa, matando quatro soldados soviéticos.
1940
Segunda Guerra Mundial: Início de convulsões políticas na Roménia, marcadas por motins. Os legionários da Guarda de Ferro prendem e abatem 64 personalidades, entre as quais o historiador e antigo-primeiro-ministro Nicolae Iorga. A repressão é efectuada pelo exército romeno com a ajuda de soldados alemães.
Na Suíça, são proibidas todas as organizações comunistas.
Segunda Guerra Mundial: O governo Nazi começa a erigir um muro à volta do Gueto de Varsóvia, separando os 400 mil habitantes judeus da população da cidade, não lhes dando alimentação adequada, nem tão pouco condições de saúde e habitação.
1941 - Segunda Guerra Mundial: Frota da Marinha Imperial Japonesa, incluindo seis porta-aviões comandados pelo Vice Almirante Chuichi Nagumo, deixa a baía de Hitokappu, nas Ilhas Kuril e seguem para Pearl Harbor para o ataque a Pearl Harbor.
1942 - Segunda Guerra Mundial: Hitler dá a ordem a Pétain para desmobilizar o exército francês e entregar aos alemães a frota francesa.
1943
Segunda Guerra Mundial: Ao largo da costa argelina, perto de Bougie, um navio de transporte de tropas britânico é afundado por um bombardeamento aéreo alemão, causando mais de mil vítimas. Oito aparelhos alemães são abatidos.
Salazar discursa sobre Timor e os Açores na Assembleia Nacional. No dia anterior havia feito o elogio fúnebre de Duarte Pacheco.
1944
Segunda Guerra Mundial: A 8ª esquadra da força aérea norte-americana ataca Hanover, com o objectivo de destruir as instalações petrolíferas, a estação ferroviária de Hamm e o viaduto de Bielefeld. Os norte-americanos, que perderam 36 bombardeiros e 7 caças de escolta durante a operação, afirmam ter abatido 138 caças alemães.
Segunda Guerra Mundial: Heinrich Himmler ordena a paragem das actividades e a destruição dos crematórios de Auschwitz-Birkenau. Destruição do crematórios de Auschwitz e Stutthof.
1950 - O exército da China entra na Coréia do Norte e ataca as tropas americanas e sul-coreanas.
1953 - Reunião dos ministros dos negócios estrangeiros dos seis países fundadores da Comunidade Económica Europeia (CEE) cria uma comissão intergovernamental tendo em vista a redacção do tratado instituidor de uma comunidade política europeia. O projecto será redigido em 15 de Março de 1954.
1958 - Prisão de Delgado Azevedo Gomes, Vieira de Almeida, Jaime Cortesão e António Sérgio, quatro destacados organizadores da campanha eleitoral de Humberto Delgado.
1959 - Ernesto Che Guevara assume a presidência do Banco Nacional de Cuba.
1967 - Grandes cheias da região de Lisboa. As inundações, associadas às precárias condições de habitação e à falta de ordenamento causam cerca de 500 mortos e deixam milhares de pessoas sem abrigo.
1968 - Intervindo pela primeira vez na Assembleia Nacional, Marcello Caetano pronuncia-se a favor da manutenção da presença portuguesa em África.
1969 - Guerra Colonial: Os adidos militares em Lisboa dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Alemanha visitam Angola e Moçambique.
1970
Tentativa de assassínio do Papa Paulo VI, na visita a Manila, Filipinas.
Comunidade Económica Europeia: O Conselho Europeu decide proceder a uma reforma do Fundo Social Europeu (FSE) no sentido de dotar a Comunidade com um instrumento adequado para assegurar a correlação entre a política social e as outras políticas comunitárias.
1983 - Assinatura em Lisboa de um acordo de cooperação económica, técnica, científica e cultural com a República da Mauritânia.
1984 - Golpe Militar de 1964: segunda explosão em um comitê da Aliança Democrática, desta vez em Brasília.
1991 - Comunidade Económica Europeia: A Comunidade adere à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), tornando-se a primeira organização de integração económica que é membro de pleno direito de uma agência especializada das Nações Unidas.
1996 - O presidente da República Jorge Sampaio reúne-se com Jacques Chirac, em Paris, a quem solicita o apoio da França para Timor-Leste.
2001
Mikhail Gorbachev funda o Partido Social-Democrata Russo.
No Brasil, 106 presos fogem da prisão de Carandiru, São Paulo, a maior fuga de sua história.
2003 - O Concorde é retirado dos voos comerciais.
2005 - O Grêmio se torna campeão da série B do campeonato Brasileiro num jogo histórico, contra o Náutico, conhecida como a batalha dos aflitos.
2007 - O estádio da Fonte Nova, em Salvador, é fechado devido a um desabamento na arquibancada.
2008 - Atentados terroristas atingem a cidade de Bombaim, na Índia, causando a morte de pelo menos 125 pessoas e ferindo centenas.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentário foi habilitada. Todos os comentários devem ser aprovados antes de ser publicados.
Esperamos sua compreensão.

Veja Também